quarta-feira, 25 de abril de 2012

A importância das embalagens


As embalagens no mercado atual vem ganhando muito destaque, ainda mais porque o brigadeiro gourmet ganhou status de presente, então a embalagem deve vir com tudo o que tem direito: laço, fita, cores e mimos.
Precisamos portanto ficar atentos ao estilo de embalagem escolhida, a composição de cores, o tamanho, os detalhes e o acabamento.
Para os brigadeiros ainda é difícil encontrar embalagens diferenciadas específicas para o doce, por isso, acabamos fazendo algumas adaptações com caixas para trufas ou bombons.
É importante a combinação de cores, geralmente a forminha plissada de uma cor neutra, marrom por exemplo, tem a combinação perfeita com os vários tons de chocolate e os confeitos de todos os tipos. Daí então posso abusar nas cores das embalagens.
Geralmente compro minhas embalagens na Bondinho na Pompéia, mas se alguém conhecer outra loja de embalagem boa por favor compartilhe aqui a informação.
Esta embalagem de poá escolhi com muito carinho para a Aurélia que queria presentear suas amigas. Espero que tenha feito sucesso!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A história do Brigadeiro



A história do brigadeiro não é diferente da de muitos doces brasileiros. Como os doces no Brasil eram feitos para mostrar a habilidade na cozinha de uma dona de casa, muitas receitas foram perdidas, pois cada família tinha a sua própria, e não a passava a outra.

Sabemos da semelhança entre alguns doces de diferentes regiões, mas não sabemos ao certo qual surgiu primeiro ou qual era o mais original.

No caso do brigadeiro, o ingrediente principal é o leite condensado, criado para suprir as necessidades de leite e açúcar durante a Segunda Guerra Mundial. Algumas receitas levam chocolates em pó, outras cacau, gemas, etc.

Mas conhecido mesmo o brigadeiro ficou quando um candidato a Presidência da República  que era brigadeiro da Aeronáutica resolveu usar seu docinho preferido para chamar a atenção de seus eleitores e eleitoras claro. Isso aconteceu em 1945 e o então Candidato Eduardo Gomes usou de todo o seu charme para criar o slogan:

 “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”.

Se bonito ou se feio não cabe a mim julgar, somente agradecê-lo por ter agraciado com tão imponente nome um doce nacional, simples e muuuuito gostoso.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Páscoa



Entreguei minhas primeiras encomendas de páscoa. Todas as embalagens temáticas agradaram, são realmente fofas. Mas não foi fácil pensar em um número para comprar, quantos tipos de caixas eu ia ter.
Por ser uma data específica é bom que não sobre, pois as mesmas só poderão ser utilizadas novamente daqui a um ano. Portanto, deve se ter um cuidado maior ao escolher as embalagens.
Utilizei o seguinte critério: Embalagem temática média (deve-se levar em consideração o valor final do produto, até quanto as pessoas vão pagar, por isso optei pela média com 5 brigadeiros, que considero um número razoável).
 Uma embalagem pequena, que as pessoas pudessem dar de lembrança a amigos e familiares. E uma embalagem neutra, que com fitas e adesivos virá temática, mas se não vender posso utilizar com tranquilidade após a páscoa.
Acredito que tenha feito boas escolhas pois tudo se esgotou e hoje estou saindo para comprar algumas embalagens para novos pedidos.

Brigadeiro Viajante - Casamento



Fiz uma encomenda para a fofíssima Rosa que mal conheci e já acreditou em mim e no meu trabalho e encomendou brigadeiros gourmet para o casamento da irmã dela em Cuiabá. Sei o quanto é importante cada detalhe do planejamento de um casamento, e como queremos que tudo saia perfeito (tudo isso por experiência própria).
Por isso fiquei muito feliz em poder participar indiretamente deste momento, entendo o quanto é complicado achar bons fornecedore e confiar uma data tão importante nas mãos deles.
E os meus brigadeiros pela primeira vez andaram de avião. Deve ter sido emocionante, tanto para os brigadeiros quanto para a Rosa os equilibrando. Fiz de tudo para que a embalagem ficasse bem “segura”. Espero que todos tenham chegado bem. E que o casamento tenha sido um sucesso.
Felicidades aos noivos!


domingo, 1 de abril de 2012

Pesquisa de mercado


Ontem fui ao Santana Parque Shopping com meu marido e nossa prima, íamos ao cinema, quando me deparei com um quiosque chamado “brigadeirando” , pôxa que legal, mais uma lojinha de brigadeiro gourmet, pensei.

Mas quando cheguei mais perto não gostei nada do que vi. Um brigadeiro, não desculpem, uma bola desforme imensa, que não pode ser chamada de brigadeiro, se equilibrando em cima de uma forminha ridiculamente pequena, e o pior poucos confeitos e os parcos em volta do brigadeiro ainda eram todos misturados, por exemplo, farofinha de nozes com granulado.

Este tipo de doce, não pode ser considerado um brigadeiro gourmet, no minímo é necessário bom senso e bom gosto.

Mas sim, tem alguns pré-requisitos para ser considerado um brigadeiro gourmet, são eles:

1-      Utilizar uma técnica para elaborar o brigadeiro;

2-      Utilizar chocolate de excelente qualidade, no meu caso, uso o belga Callebaut;

3-      Utilizar confeitos de qualidade, de chocolate belga também, ou algum ingrediente que vá na massa do brigadeiro como amêndoas.

4-      Vários sabores diferentes;

5-      Uma boa apresentação;

6-      E isso resulta em um brigadeiro bonito, saboroso, que desmancha na boca de cremosidade.

Portanto, acredito que seja muito bom várias pessoas começarem seu negócio de brigadeiro gourmet, quanto mais pessoas conhecerem e se apaixonarem por esta iguaria melhor, mas aquele brigadeiro com certeza é um desamor a primeira vista.